Nos dias 21 e 22 de junho estiveram em Brasília representantes dos sindicatos estaduais juntamente com a administração da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – FEBRALOT para o cumprimento de agenda com a Caixa Econômica Federal e Congresso Nacional.
No primeiro dia, a FEBRALOT participou de um encontro com o Presidente da Comissão de Finanças e Tributação, Deputado Covatti Filho (PP/RS), acertando detalhes e esclarecimentos sobre o Projeto de Lei 7306/2017.
Este encontro definiu total apoio desta comissão para a aprovação dos interesses da Categoria bem como a necessidade do pedido de urgência que o projeto deverá ser votado.
No dia 22, devido a mais compromissos assumidos, as lideranças lotéricas se dividiram. A primeira equipe, liderada pelo Presidente da Federação, Jodismar Amaro, participou de uma reunião com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), tratando de assuntos pertinentes ao PL. A presidência do Senado demonstrou total apoio à categoria e no momento oportuno da passagem do projeto pelo Senado, Eunício Oliveira assumiu o compromisso de ele mesmo relatar este projeto e pedir pela sua aprovação.
A outra equipe de lideranças lotéricas esteve reunida com a SUALO na sede da Caixa tratando da implantação de jogos pela Internet. Neste encontro a FEBRALOT apresentou um estudo realizado pelo SINCOESP onde era simulado uma migração de clientes do ambiente físico de loterias (lojas) para o meio eletrônico e os impactos que isto poderia causar nas receitas dos empresários. Este estudo também discutiu a forma de distribuição das comissões pagas para este tipo de aposta.
A Federação mais uma vez, deixou bem claro que não concorda com o percentual de 3,06% de comissionamento e discorda da fórmula escolhida pela Caixa para distribuição das comissões. Conforme divulgamos em informativo anterior. Reveja este conteúdo clicando aqui.
A gestora ficou com cópia deste estudo e estará encaminhando para as áreas competentes para que as mesmas forneçam seus pareceres nos próximos dias.
Ainda no dia 21, a tarde, a FEBRALOT esteve com a GERPA procurando obter esclarecimentos sobre a demora do reajuste do adicional de segurança visto que praticamente todas as transportadoras de valores do Brasil já estão praticando preços novos e, muitas delas com reajustes superiores a 50%. A Gerente Nacional de Gestão Canais Parceiros, Thays Cintra Vieira, informou que o reajuste está previsto para os próximos dias e deve ser retroativo ao mês do aumento dos valores do transporte.
Também foi solicitado um esclarecimento para toda a Rede sobre as regras da linha de empréstimo de repactuação de dívidas, visto que nem as agências estão sabendo informar e os empresários não estão conseguindo obter estes empréstimos.
Por último foi discutido o novo modelo de consultoria que a Caixa está implantando nas suas SRs, com um aumento na quantidade de pessoas envolvidas no processo mas, ao mesmo tempo, sem conhecimentos e qualificação necessária para dar esta consultoria.
A FEBRALOT está confiante que em breve o projeto de lei 7306/2017 será votado e acredita nesta aprovação. “Nos próximos dias as lideranças partidárias serão contatadas para agendar um encontro com o Presidente da Câmara dos Deputados e também uma audiência no Palácio do Planalto com a equipe de apoio ou até com a própria Presidência da República. Embora haja um forte apoio parlamentar, a Federação acredita que é necessário que este apoio traga segurança para as lideranças não serem surpreendidas na hora das votações ou com a possibilidade de um veto presidencial. – finalizou Jodismar Amaro.