No dia 16/03 a FEBRALOT cumpriu compromissos assumidos e divulgados antecipadamente a toda rede e a seguir apresentamos um relato dos resultados destes encontros.
Durante a manhã tivemos uma reunião com a SUALO (Loterias) onde o assunto predominante que tomou quase toda reunião foi loterias pela internet.
A FEBRALOT está bastante receosa que este produto venha a comprometer ainda mais a situação de penúria por que está passando toda rede lotérica. A muito tempo já solicitamos esclarecimentos sobre a forma de remuneração que teremos direito bem como como os percentuais que nos serão repassados.
A FEBRALOT considera que independente do percentual a ser repassado o critério mais justo e correto seria uma distribuição proporcional a representatividade do faturamento em loterias dos lotéricos. Se uma lotérica representa x % da arrecadação de jogos ela fara jus a X% da arrecadação da internet. Por sua vez a CEF insiste que o processo passe pela indicação do cliente de qual lotérica fará jus a remuneração de seu jogo. A CEF alega que esta é uma decisão jurídica. Ficamos de entregar a CEF pareceres que comprovam que o rateio proporcional pode ser usado sem comprometimento jurídico.
Nesta mesma reunião tivemos ainda outros esclarecimentos sobre esta modalidade de aposta. Entre elas podemos destacar que os jogos poderão ser feitos única e exclusivamente com pagamentos em cartão de crédito e o valor mínimo de aposta será de R$ 20,00. Nesta oportunidade solicitamos que este valor fosse aumentado para R$ 50,00 para não impactar mais ainda a rede física de empresários lotéricos. Os critérios que o cliente terá para escolha da lotérica também foram discutidos, mas como mencionado acima nossa primeira escolha é pela distribuição rateada das comissões.
O valor percentual da comissão ainda não foi divulgado para nossas considerações.
Alguns outros temas também foram discutidos nesta oportunidade. A necessidade urgente de renovação de nossos produtos visto que, os que existem, já estão num processo de queda em suas arrecadações. Existe uma previsão de lançamento do Dia de Sorte para o mês de setembro, mas como mencionado é apenas uma previsão.
A necessidade de mais investimentos em publicidade sempre faz parte de nossos pedidos, mas a CEF está atrelada ao 1% do FDL (Fundo de Desenvolvimento de Loterias) e com a queda da arrecadação em 2016 piorou ainda mais os recursos para publicidade.
Na parte da tarde nossa primeira reunião foi no Ministério da Fazenda onde o assunto tratado foi o pedido feito por nós para que este órgão que é responsável pela fiscalização das loterias intercedesse junto a CEF para aumentar a prioridade das loterias na área de TI da CEF. Não é possível que para lançamento de uma nova modalidade de apostas precisemos esperar mais de 5 anos.
Aproveitamos esta oportunidade para pedir também mais rigor nas fiscalizações de jogos ilegais que retiram receitas que poderiam estar sendo direcionadas para nossos produtos. Foi nos dado um canal de comunicação direto com este órgão para nossas denúncias.
Em seguida a esta reunião e como último compromisso do dia a pedido da FEBRALOT fomos recebidos para uma reunião para saber o andamento de nossas reivindicações e aproveitar a ocasião para também tratar o assunto transporte de valores que está, se forem mantidas as informações que os lotéricos estão recebendo, inviabilizando as nossas empresas. Estudos apresentados pelos sindicatos apontam um aumento no custo deste serviço em alguns casos em mais de 200%. Num primeiro momento esta reunião estava marcada somente para FEBRALOT e CEF, mas devido à gravidade do tema foi ampliado para todos os presidentes de sindicatos que estavam em Brasília.
Quanto ao tema das reivindicações que estamos aguardando a CEF aponta que o empréstimo de urgência estará sendo disponibilizado ainda este mês para repactuação de dividas conforme já esclarecido em outros comunicados. Outras demandas continuam sem data prevista de implantação.
Queremos aqui esclarecer que a FEBRALOT não concorda com a demora no atendimento de nossas demandas e estará na próxima semana manifestando isto para a Vice-Presidência da CEF. A partir de então conforme comunicado anterior da FEBRALOT, estaremos no dia 5 de abril reunidos em Brasília com os representantes de nossa Frente Parlamentar e desta reunião deverá sair a marcação de uma Audiência Pública onde todas as áreas envolvidas que deverão estar presentes discutindo e propondo soluções para nossos problemas.
Desde já convocamos todos os presidentes dos sindicatos estaduais agendem para dia 4 de abril estar em Brasília para uma reunião e de lá irmos ao congresso solicitar aos políticos de seus estados que estejam presentes na reunião da Frente Parlamentar.
Deixamos os lotéricos de sobre aviso de que se nada for feito em prol de nossa famigerada rede provavelmente ainda em abril precisaremos lotar o Congresso Nacional assim como foi feito com tanto sucesso no ano de 2015.
Queremos deixar uma mensagem aqui: A FEBRALOT é composta de empresários lotéricos. Em sua maioria todos dependem de suas lojas para sua sobrevivência. Passamos por um momento extremamente difícil, talvez tanto como foi o de renovação de nossos contratos. Nossa primeira bandeira é a negociação porque acreditamos que isto não prejudica a rede já tão sacrificada. Infelizmente o tempo que a Caixa precisa para atender nossas demandas é muito superior ao necessário para que a Rede não quebre e não havendo um revés muito forte por parte da gestora, precisaremos nos encaminhar em busca de outros meios de solucionar nossos problemas.
DF – 17/03/2017