VAI PARA BRASÍLIA? CONFIRA AS DICAS SOBRE A AUDIÊNCIA, DIA 03/09

Os presidentes de todos os Sindicatos dos Lotéricos do país participaram de uma reunião da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas, FEBRALOT, em São Paulo. Na ocasião os representantes dos lotéricos tiveram a oportunidade de debater e organizar pontos importantes sobre a Audiência Pública que acontecerá dia 03/09, no Congresso Nacional.

Participaram desta reunião os presidentes dos sindicatos de 19 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Muitos detalhes para definir, concentraram-se na logística para a realização da Audiência Pública. O que fazer antes, durante e depois do evento no Congresso. Também foi pensando em uma atuação para aquele empresário que não vai viajar para Brasília, mas que com certeza vai apoiar a causa.

VEJA ABAIXO AS ORIENTAÇÕES

O presidente Roger Benac, aproveitou a presença da maioria dos presidentes sindicais, para esclarecer dúvidas sobre as atuações em defesa da Rede, junto ao TCU e a defesa judicial. E relembrou que a FEDERAÇÃO adotou a defesa jurídica em âmbito nacional, para focar na garantia da Lei nº 12.869/13, e obter a renovação dos contratos.
A Federação continua aguardando o retorno da análise do Juiz, para a resposta ao mandado de segurança protocolado pelo escritório Gandra Martins.
Diretoria FEBRALOT
São Paulo, 26 de agosto, de 2015

Preparação para a Audiência – ANTES DE SAIR DA SUA CIDADE

1. Brasília é uma cidade naturalmente seca e quente. Considere a possibilidade de levar garrafinhas de água mineral, frutas, barrinhas de cerais, ou algo similar em uma pequena bolsa. É preciso lembrar que, não há comércio de fácil alcance nas imediações do Congresso Nacional. E, não é possível estimar quando conseguirão parar para fazer uma refeição.

2. Pelo calor da região, aconselha-se utilizar roupas leves no dia. Calçado confortável. Se possível, inclua na bolsa um boné, óculos escuros e bloqueador solar.

3. Os Sindicatos distribuirão camisetas da campanha de “Respeito à Lei 12.869” para os Lotéricos – ao chegar – em Brasília, ou nos guichês das empresas aéreas. Estas camisetas são da cor verde (esperança) e estão com os dizeres: frente “Lotéricos unidos”; costas “respeito à Lei 12.869/13”. Aquele que já possui uma camiseta do seu grupo, não precisa substituir, basta levar a que já elaborou.

4. Quem optar por levar faixas, lembre-se que não é permitido circular com as varetas das faixas, dentro do Congresso.

5. Importante providenciar a sua reposição e atualização de cartões de visitas, para entregar aos novos colegas, e novos contatos que realizar durante a viagem. Ou para os parlamentares, caso você visite algum gabinete.

6. Não deixe de anotar os celulares, de pessoas do grupo que estiver lhe acompanhando, caso haja dispersão.

7. Confira com o grupo, o horário e o ponto de encontro para a ida e a volta.

8. Alguns sindicatos disponibilizarão ônibus (traslado) do Aeroporto para o auditório Nereu Ramos

Preparação para Audiência, já Em Brasília/DF

O empresário lotérico que está se organizando para viajar para Brasília, e participar da mobilização da Rede Lotérica durante a realização da Audiência Pública, na Câmara dos Deputados, pode se atentar a algumas orientações, conforme abaixo.
ANTES da Audiência
1. Ao chegar no aeroporto em Brasília, procurar pelo contato responsável pelo traslado que tiver sido contratado por sua região, para se dirigir ao Congresso Nacional.

2. As camisetas que estão sendo elaboradas pela comissão da FEBRALOT serão entregues ao chegar no aeroporto de Brasília, ou, de acordo com a organização de cada Estado.

3. O Auditório Nereu Ramos, onde será realizada a Audiência está localizado no ANEXO II do Congresso, o acesso é feito pela lateral do prédio, não há a necessidade de passar pela portaria de identificação da Câmara dos Deputados.

DURANTE a Audiência
1. No auditório, há espaço para acomodar 700 pessoas, incluindo, os convidados a falar na Audiência, os participantes e os Deputados Federais. Eles têm prioridade. É permitido assistir a audiência dentro do auditório, ou nos corredores da casa. Existem, geralmente, televisores que realizam a transmissão da TV Câmara. A FEBRALOT solicitou para que seja possível transmitir a audiência da categoria, mas não há confirmação deste pedido.
2. A audiência pode ser assistida também através do site da Câmara no link das transmissões do dia – http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/ao-vivo/transmissoes-do-dia. Caso seja divulgado outro link específico, informaremos.
3. Não há condições de reservar lugares, ou necessidade de crachá para acessar o espaço. Mas, é importante observar as orientações que forem passadas ao durante a realização, pela polícia legislativa da Câmara.

4. As audiências públicas têm, normalmente, duas horas de duração. Podem ocorrer atrasos para o início, assim como, podem durar além do esperado, conforme a repercussão do tema que está sendo debatido.

5. Durante a Audiência é permitido a palavra apenas aos parlamentares, e aos convidados da mesa, no nosso caso, representantes do TCU, da Caixa, da FEBRALOT e do SINCOESP.

6. Aqueles empresários que não conseguiram entrar no Auditório, podem posicionar-se nos corredores, ou, dirigir-se para a parte externa do prédio, onde é possível realizar uma manifestação, com a apresentação das faixas e gritos de “ordem” contrários à permitente Caixa. A nossa “briga” é apenas contra a INSTITUIÇÃO Caixa, e não contra o Governo Federal, ou qualquer partido político. Muito menos, direcionado à pessoa física, seja qual for a empresa/instituição que ela estiver vinculada.

7. Acompanhe os dizeres do carro de som que estará acompanhando o grupo, e aproveite para manifestar a reivindicação da categoria.

8. Caso, perceba a presença de pessoas com intenção de causar tumultos, querendo causar debates, não participe. Sente-se no chão, em grupo, e ignore. Sabemos que é comum algumas pessoas se infiltrarem em movimentos pacíficos como o nosso, apenas com a intenção de gerar violência.
DEPOIS de encerrada a Audiência
Depois que acabar a audiência estão programadas algumas ações adicionais.
1. Ao encerrar a Audiência, haverá uma concentração do grupo, se possível, próximo à entrada do prédio, para que possa ser feito uma caminhada com todos até o palácio do Planalto, para uma manifestação em frente à casa da presidente Dilma Rousseff, pedindo o seu apoio para a aplicabilidade da Lei dos Lotéricos.

2. Após a manifestação em frente ao Palácio do Planalto, existe uma possibilidade de se realizar uma caminhada até a sede da Caixa Econômica Federal. O que dependerá das condições do grupo (horários de voos para retornar), e as condições climáticas no dia, tendo em vista que a sede fica a 7km de distância do Palácio do Planalto. Alguns sindicatos disponibilizarão alguns ônibus, na ocasião.

3. Com o término da Audiência, os empresários lotéricos que quiserem, podem circular pelos corredores da Câmara, na parte destinada aos Gabinetes dos Deputados. Ou, também, nos corredores do Senado. E procurar o gabinete do parlamentar de sua região, para agradecer, conversar, ou apenas, marcar presença.

4. É comum não encontrar os parlamentares nos Gabinetes, por isso, não existe necessidade de sentir-se mal atendido, por conta disso. Podem conversar com os assessores dos parlamentares, reforçando a reivindicação da categoria. Uma ocasião para deixar o cartão de visitas da sua loja, do seu negócio.

5. A circulação nos corredores dos Gabinetes dos Parlamentares é livre. Mas, nos corredores do Salão Verde da Câmara e no Salão Azul do Senado, a circulação é permitida apenas trajando terno e gravata.

Diretoria FEBRALOT