Em 18/02/2021, reuniram-se em videoconferência, líderes da Febralot, o Vice-Presidente da Caixa, Paulo Ângelo e executivos da superintendência de canais a fim de tratar a respeito da queda na arrecadação dos empresários do setor e as constantes falhas de sistema que dificultam as atividades da Rede Lotérica.
O Presidente da Febralot – Federação Brasileira das Empresas Lotéricas, Jodismar Amaro, iniciou a reunião destacando as constantes falhas existentes no sistema de atendimento. Destacou que mesmo sendo um problema recorrente há tempos, este ano sofreu uma sensível piora, causando grandes reclamações da Rede já que, nos dias de maior movimento, atrapalha significativamente a produtividade e afeta a arrecadação das ULs (unidades lotéricas).
Inclusive, Jodismar disse que é muito grande a queda de movimento nas Casas Lotéricas e que este público ausente está justamente nas filas das agências. Esta informação foi fundamentada através de vários vídeos enviados de agências lotadas ao VP de Rede.
Este público que está nas agências para receber benefícios tem o perfil da casa lotérica, recebe benefício, usa os serviços ou compra produtos lotéricos e que as UL´s vivem dessas pequenas arrecadações e ao tirar essa arrecadação, as Lotéricas estão fadadas à falência.
Os demais Vice-Presidentes da Febralot complementaram com outros exemplos:
O VP de Rede, Paulo Ângelo, trouxe algumas informações antes de responder aos questionamentos acima:
Com relação às providências do Banco para melhorar estes dois grandes problemas, Paulo Ângelo disse que há na CAIXA uma grande preocupação com a redução de fluxo nas Casas Lotéricas, onde a diretoria está num debate interno permanente para buscar soluções, sendo que, estão aventando a liberação para as Casas Lotéricas emitirem as senhas para a movimentação dos recursos nas contas digitais e que em poucos dias terá um diagnóstico do que pode e o que não pode avançar como alternativa para resolução ao desafio apresentado.
Com relação ao sistema e a transparência sobre sua disponibilidade, apresentará em duas semanas, a performance de cada produto, sua disponibilidade em porcentagem ao longo do mês, pois a CAIXA não pode se basear em percepções, mas em números e assim poder debater onde há a necessidade de melhorias.
Após a reunião, o Diretor de TI Scherer informou que, segundo ele, identificaram que a IBM fez uma alteração recente nos programas deles (O sistema da Caixa roda em cima de alguns programas de mercado) o que fez com que o sistema apresenta-se inconsistência.
Durante o dia 19, sexta feira, vão acompanhar através de monitoração e à noite vão aplicar a correção que a IBM já lhes mandou.
Em tese, segundo eles, a partir do dia 20/2, o sistema deve rodar melhor.
Paulo Ângelo disse que quaisquer produtos que os Lotéricos entendam que podem ser comercializados no balcão Lotérico, menos seguridade, podem ser apresentados a ele para uma análise de aproveitamento.