Enquanto no auditório onde estava sendo realizada a Audiência Pública parlamentares de diretores sindicais debatiam sobre a licitação, na parte externa da Câmara, os empresários lotéricos do país, tomavam conta das ruas doa arredores em manifestação contra a Caixa Econômica Federal.
Com camisetas verdes, e os dizeres “Lotéricos unidos – respeito à Lei 12.869/13” o ao fazia jus à mensagem que eles escolheram como foco da manifestação. Unidos, pelo menos três mil empresários de todo o país, caminharam até a sede da Caixa Econômica Federal, com faixa, cornetas, bandeiras, carros de som, como forma de protesto.
Usaram o que puderam, para representar o embate contra a Caixa, até mesmo um grande boneco usando as mesmas roupas dos manifestantes, foi simbolicamente enforcado, pela “Caixa”. Maças foram distribuídas por uma bruxa, que também representavam as permitente. Numa alusão de que, tudo o que vem da mão da Caixa, precisa ser recebido com desconfiança.
Do prédio da Caixa, os manifestantes se dirigiram ao prédio do Tribunal de Contas da União, para apoiar uma reunião que aconteceria entres os representantes da Rede, naquela tarde.