Na data de 15/04/2024 foi realizado em um hotel de Brasília um workshop que contou com a participação da diretoria da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas – Febralot, lideranças dos sindicatos estaduais e executivos da Caixa Econômica Federal.
A abertura do evento foi feita pelo Diretor de Rede e Adimplência Matheus Sinibaldi que agradeceu a presença de todos e pediu que se aproveitasse o momento do encontro para que novamente todos os Executivos da CAIXA ouvissem os Lotéricos no sentido de entender o momento de crise que as Lotéricas passam e procurarem dar o seu melhor no sentido de buscar soluções para a Rede Lotérica que é muito importante para o Banco.
O Presidente da FEBRALOT, Jodismar Amaro agradeceu o evento e pediu que os times de trabalho formados em 31.01.2024 pelo Presidente da CAIXA, Carlos Vieira, fossem mais efetivos, pois em 75 dias nada de concreto foi entregue. Tempo este muito longo para os Lotéricos que amargam uma grave crise econômica financeira.
Na sequência, vários Presidentes de Sindicatos Estaduais se pronunciaram, explanando e argumentando os principais problemas da Rede, como:
. Necessidade dos Lotéricos terem assento no Conselho da CAIXA Loterias;
. Preocupação com o desequilíbrio no convênio da CAIXA com os Correios;
. Marketing para os jogos mais específico com a premiação dos jogos e os valores acumulados;
. Campanha de premiação aos clientes que utilizam os serviços das Lotéricas;
. Participação na governança no Fundo de Desenvolvimento de Loterias (FDL);
. Solução definitiva para os problemas de indisponibilidade do sistema operacional, mais especificamente com a migração do backup;
. Sistemática para ressarcir ao Lotérico o valor financeiro com a indisponibilidade do sistema operacional.
Matheus Sinibaldi se comprometeu em patrocinar os times de trabalho no sentido de que as soluções aos problemas sejam planejadas e implantadas mais rapidamente.
O Superintendente da SUALO, Kleber Paz, disse que o convênio com os Correios é uma forma de atender solicitação do Governo para que haja uma sinergia entre o Banco e os Correios e o que está previsto e aprovado até agora é que lotéricos possam ser um ponto de coleta dos Correios e que a CAIXA, através de espaço cedido nas agências dos Correios façam as atividades de atendimento social que hoje fazem exclusivamente nas agências da CAIXA. Não há previsão de fazerem operações transacionais e nem venda de jogos das Loterias da CAIXA.
Informou ainda que 600 Lotéricas se cadastraram no programa “PONTO de COLETA”, sendo que 200 foram aprovadas pelos Correios e as demais 400 foram rejeitadas devido critério de distanciamento com agências dos Correios.
A Diretora Presidente da CAIXA Loterias fez uma fala no sentido de que a migração dos jogos da CAIXA para a subsidiária que está em decisão no Conselho do Banco trará foco e agilidade nas operações de Loterias Federais, bem como no mercado das apostas de cota fixa, as BETs. Dessa maneira, propôs uma atividade de levantamento de sugestões por parte dos Presidentes dos Sindicatos Estaduais dos Lotéricos para que formassem 5 grupos e debatessem ideias com base em cinco temas para nortear os trabalhos da Caixa Loterias, a saber:
A SUALO fez uma apresentação da evolução da venda de Jogos e Bolões no primeiro trimestre de 2024 em relação ao ano anterior onde se apurou um significativo aumento de 22%. Destacou-se também o incremento de R$ 2,5 Bilhões na Mega Sena (27,1% de acréscimo) e R$ 370 Milhões na + Milionária (300% de acréscimo) as quais foram as que mais contribuíram com a evolução apresentada.
Com relação ao concurso especial “Dupla de Páscoa” houve acréscimo de R$ 100 Milhões na arrecadação e prêmio recorde de R$ 37 Milhões.
Foi apresentado o calendário de prestação de contas dos Bolões da Quina de São João que tem o início das vendas paralelas em 20/05/2024 e o sorteio será em 22/06/2024. Este ano, o calendário traz uma redução de 15 para 12 dias no período de vendas exclusivas.
Informou-se também que a participação média atual das vendas de jogos está com 81% nas Lotéricas e 19% nos canais eletrônicos.
Durante a apresentação da SUALO, Aldemar Mascarenhas, Vice-Presidente da FEBRALOT pediu que a divisão de jogos da CAIXA reavaliasse a execução de 3 concursos semanais da Mega Sena, pois há um grande clamor da Rede Lotérica por isto, principalmente pelo tempo exíguo para a venda de bolões de valor mais elevado.
Mascarenhas ainda pontuou a necessidade de propaganda para a modalidade + Milionária que se aproxima de valor histórico de R$ 200 Milhões de Prêmio principal e ainda não desperta o devido interesse pelo apostador.
Sobre o Market Place de bolões que está previsto para este semestre seu lançamento, há ainda uma grande dúvida na Rede sobre sua eficácia, pois houveram depoimentos a favor e contra, por parte dos presentes.
A Superintendente Nacional de Marketing, Adriana Probst fez uma apresentação de uma pesquisa realizada com apostadores com o seguinte resultado:
83% dos apostadores entrevistados já apostaram em Lotéricas;
70% deles tem preferência pelo canal físico.
Apresentou também o material de campanha da Quina de São João, com o mote característico e prêmio de 220 milhões, com a possibilidade de aumento gradual durante a campanha e envio das peças às Lotérica a partir de 15.04.2022.
Adriana apresentou ainda alguns dados e resultados das campanhas de Marketing do Banco destinadas às Loterias.
Os representantes da Rede Lotérica questionaram a Executiva do sentimento de pouca propaganda para o canal, a forma de divulgar as Loterias, onde o melhor apelo que é o prêmio não é explorado e a participação dos canais no portfólio das peças publicitárias.
Adriana argumentou que 76,1% dos entrevistados da pesquisa se informam sobre Loterias na Internet e 75,6% nas mídias tradicionais, dados relevantes que mostram a importância de estarem fazendo propaganda em todos os canais. Pediu também para participar de mais reuniões com os Lotéricos para que, na medida do possível, sejam ajustadas as percepções e a prática do processo de Marketing dos Jogos.
Na parte da tarde, CAIXA SEGURIDADE através de seu representante Ricardo Tabatchnik Coentro, fez uma apresentação de campanha de estimulo às vendas dos produtos: Seguro Amparo, Rapidex e Consórcio que através de faixas de incremento serão destinados aos que mais venderem os produtos acima, até 288 cartões pré-pagos no valor de R$ 1.600,00 totalizando R$ 760 mil para a campanha.
Ricardo disponibilizou a estrutura da Caixa seguridade para Capacitação e Treinamento das atendentes, inclusive com ferramentas de “Nano Learning”, principalmente nos micro cursos no whatsapp disponíveis: Seguro amparo, Seguro de vida como instrumento de educação financeira e Vida Mulher.
Os representantes dos Lotéricos pediram que se estruture um produto do consórcio para o TFL, algo customizado e com poucas variáveis de comercialização, como a aquisição de motocicleta.
Houve também uma palestra do atleta Olímpico Lucas Mazzo que é patrocinado pelas Loterias da CAIXA:
Lucas discorreu sobre a importância das Loterias Caixa ao esporte brasileiro e a inclusão social que isto representa. Exaltou também a importância da disciplina e constância de propósito.
Caixa Cartões
O Presidente da CAIXA Cartões, Humberto Magalhães apresentou as campanhas de incentivo à adesão pelos Lotéricos da máquina de cartões de outros bancos, a Azulzinha no TFL.
Maquininha Azulzinha Pro:
Quem precisa do POS nas mesmas condições do TFL para ter mobilidade nas vendas, pode aderir ao termo específico no Conexão Parceiros para receber a nova maquininha com a mesma recorrência do TFL. O aluguel é de R$ 29,90 e por enquanto não pode ser a mesma maquininha de quem já a tem.
Na ocasião, Humberto apresentou a mudança da remuneração dos recebimentos na modalidade, incluindo os Lotéricos com uma participação, a partir de 16.04.2024 e remuneração mensal.
Serão três períodos de apuração mensal e pagamento da comissão no sexto dia útil do mês subsequente na conta 003 sob alínea específica a ser divulgada.
A taxa de conveniência ao cliente na função débito passa a ser de 1,08% com recorrência ao Lotérico de 0,10%.
Na função crédito a referida taxa ao cliente permanece em 2,95%, com recorrência ao Lotérico de 0,22%.
O Presidente da FISERV, parceira tecnológica da CAIXA Cartões, Jorge Valdívia anunciou também que o incentivo das vendas na modalidade crédito serão reajustadas de 0,22% para 0,30% quando as vendas acumuladas atinjam a marca de R$ 1 Bilhão (Hoje estão em R$ 363 Milhões.
Na apresentação de TI da CAIXA foram destacados dois assuntos:
Biometria:
A TI trabalha para que, até Agosto, todas Uls tenham pelo menos 1 Leitor biométrico funcionando por UL, a dificuldade se dá pelo tempo de inoperância dos equipamentos e a necessidade do fornecedor trocar uma bateria e fazer o recadastramento do equipamento no sistema, perdido após o final de carga da bateria.
Migração do sinal do backup para o 4G:
A TI reportou a evolução da quantidade de Loterias migradas que agora está em 70% e os principais causadores da falta de intercambiabilidade automática entre os dois modos de obtenção do sinal está cada vez menor.
Destacou ainda que pelo menos 2100 Lotéricas precisarão manter o sinal através das antenas VSAT devido as características da região não permitirem um bom sinal através de rede física de cabos ou através do 4G.
Houve um desentendimento por parte dos Lotéricos com relação aos números apresentados por TI e que haja a disponibilização do sinal em 100% da Rede, bem como o ressarcimento do prejuízo causado aos Lotéricos que ficam ou estão parados pela mudança.
A apresentação da GERLO apresentou as seguintes entregas:
. Inclusão de limite móvel
. Solicitação do adicional com carro forte
. Solicitação de adicional de blindagem
Entregas em estudo:
Ao final do workshop todas as partes fizeram menções à validade do evento para integrar o entendimento entre o Banco e os Lotéricos e a necessidade de tempestividade nas ações para o equilíbrio econômico financeiro da Classe.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
LOTÉRICOS VALEM MAIS!
Diretoria Febralot